Nova lei do seguro-desemprego aumenta espera por pagamento e atendimento

Seguro-DesempregoO jornal Agora SP publicou uma notícia que, acredito, já é de conhecimento de quase todos os trabalhadores e desempregados brasileiros: a nova lei do seguro-desemprego está atrapalhando a vida de quem perdeu o emprego e precisa do benefício para pagar suas contas e sobreviver enquanto não encontra uma nova oportunidade de trabalhado.

De acordo com o jornal a nova lei do seguro-desemprego, que está entrando em vigor em todo o país, fez a espera por atendimento aumentar em cerca de 2 horas e meia. Além disso, a espera pelo pagamento da primeira parcela também aumentou.

A demora se deve ao fato de que antes receber o seguro desemprego, o trabalhador desempregado precisa passar por, pelo menos, três entrevistas de emprego e ser recusado em todas. E esse não é o único problema enfrentado por quem busca atendimento em postos como o Poupatempo em São Paulo, por exemplo.

Segundo os trabalhadores, também há certa confusão por parte dos funcionários do serviço, que acabam repassando informações desencontradas a quem procura pelo atendimento, gerando muitas dúvidas. Em relação à isso, o Popupatempo disse lamentar o corrido e atribuiu à demora no atendimento às constantes quedas do site do portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho, criado para unificar a oferta e a consulta de vagas. Em relação às informações desencontradas, o Poupatempo divulgou que acionará as administrações dos postos para que reorientem seus funcionários e evitar que esses problemas voltem a acontecer.

Sou escritor, poeta, blogueiro e desenvolvedor de aplicativos móveis.