16 dicas para ter uma carreira de sucesso
Veja uma seleção com 16 dicas para você ter uma carreira de sucesso.
O sucesso profissional e pessoal caminham juntos. Se formos felizes no ambiente de trabalho a sensação vai refletir na vida pessoal e vice-versa. Quando trabalhamos muito tempo num lugar e não conseguimos evoluir dá uma sensação de tempo perdido, de tarefa inacabada. Mas, quando recebemos a promoção a sensação é de valorização, dever cumprido. Por que algumas pessoas trabalham tanto e não saem do lugar? Porque estão fazendo algo errado e estão deixando a desejar.
Veja as 16 dicas para ser um profissional de sucesso, siga elas e obtenha o seu lugar ao sol:
Veja as 16 dicas para ser um profissional de sucesso, siga elas e obtenha o seu lugar ao sol:
1° Dê o seu máximo
Como o exemplo de competidores esportivos você deve dar o seu máximo. Apenas com esforço e dedicação você conseguirá obter grandes resultados.
2° Faça escolhas criteriosas
No ambiente de trabalho temos várias escolhas no dia a dia. E são essas escolhas que farão o nosso serviço ser destaque ou não. Elas podem nos colocar em saias justas, com problemas irreversíveis. Ou nos elevar ao patamar mais alto. Analise muito bem as suas escolhas.
3° Carreira e dinheiro andam juntos
Quanto mais você ganha mais deverá investir e ai irá ganhar mais. É um círculo vicioso. Não deixe de investir em cursos de aperfeiçoamento e palestras, eles contribuem para o seu desempenho na empresa e te farão crescer mais ainda.
4° Planejamento traz segurança ao emprego
Não deixe simplesmente o barco andar conforme a maré pegue os remos e o leve para aonde você quiser. Você deve estar a um passo na frente dos seus colegas e do seu chefe. Planeje o futuro e determine onde você estará daqui 5 anos.
5° Imprevistos acontecem
As coisas nem sempre saem como esperamos, mas isso não deve ser empecilho para continuar a sua missão. Se algo der errado, sacuda a poeira, levante a cabeça e foque no trabalho.
6° Antes de falar, pense e organize as idéias
Quem tem que fazer grandes palestras, discursos ou reuniões têm que se preparar. Você tem que organizar os pensamentos e depois falar, mas nem sempre é tão fácil e então temos algumas dicas:
- Prepare o seu material em casa e o estude;
- Estruture o seu discurso em frases curtas, pois causarão maior impacto;
- Escolha bem os seus argumentos, três pelo menos, os mais fortes;
- Para dar uma impressionada, faça uma leve pausa antes de terminar uma frase;
- No final, dê um resumo dos principais pontos, reforçando assim o que realmente importa.
7° Crie laços fortes
Lembre-se que ninguém consegue nada sozinho. Ter amizades no ambiente de trabalho com colegas, chefe e clientes lhe abrirá portas. Trata bem os seus clientes e conquiste a fidelização deles. Clientes satisfeitos indicaram você, assim como clientes insatisfeitos falaram mal de você.
8° Fale com franqueza
Em todos os aspectos da vida a verdade e franqueza prevalecem. Por mais que a pessoas fiquem chateadas a principio, depois irão entender o seu argumento.
9° Saiba se comunicar
Não estou falando das conversinhas na sala do cafezinho ou hora do almoço. Estamos falando de comunicação, se expressar bem e ser entendido. A maioria das pessoas não se atreve ou sabem falar em público e isso prejudica em muito a sua ascensão profissional.
10° Se prepare para a entrevista
Na entrevista de emprego, além de estar vestido adequadamente, com o currículo em mãos, você deve chegar no mínimo 15 minutos antes do horário marcado. Você deve estar preparado para a entrevista, com as respostas na ponta da língua, isso valerá pontos na escolha do funcionário.
11° Seja popular
A popularidade pode abrir portas, então invista na sua. Não adianta ter milhares de amigos nas redes sociais ou na sua agenda e não manter contato. Você tem que ser interessante e fazer com que as pessoas queiram saber o que está fazendo. Veja algumas dicas:
- Envolva-se em assuntos interessantes e que todos estejam falando;
- Responda aos e-mails, mensagens ou bate-papos, não deixe as pessoas falando sozinhas;
- Não fale em redes sociais o que realmente você pensa ou faz, as pessoas irão observar você no dia a dia e verão que não é a mesma pessoa;
- Se não estiver certo da verdade não compartilhe uma informação, pesquise antes e se atualize.
12° Controle os seus nervos
Você tem que se manter sereno e evitar alguns maus hábitos com reclamar demais, sobrevalorizar-se, julgar as pessoas ou fazer comentários destrutivos sobre outros. Você deve exercitar o autocontrole e não discutir por bobagens.
13° A rede deve ser cuidada
Mesmo seguindo os passo 7° e o 11° você ainda não estará seguro. Lembre-se que nem todos os seus contatos são seus amigos e que poderá contar apenas com uma pequena parcela deles se quiser trocar de emprego, por exemplo.
14° Valorize a sua criatividade, dê idéias
É importante você saber admitir que teve uma boa ideia e levá-la aos seus superiores. Boas ideias de valorizam como profissional e te dão um bom destaque. Lembre-se: no mundo dos negócios, quem não é visto não é lembrado.
15° Utilize bem o seu tempo
Saber administrar bem o tempo é uma das qualidades essenciais no mundo dos negócios. Reuniões, interrupções e falta de objetividade podem fazer com que suas metas vão por água abaixo. Então centralize o seu pensamento e não deixe de cumprir suas obrigações diárias para não haver acumulo de tarefas no outro dia.
16° Aprenda a se descontrair
Horas e mais horas com a cabeça focada no serviço podem causar estresse e estafa mental. Direcione alguns minutos durante o dia para a descontração. Ouça uma música, leia um livro de piadas, algo que tire as suas obrigações da sua cabeça por alguns instantes. Irá fazer muito bem.
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