Valores a receber: como consultar seu dinheiro esquecido no banco


Desde ontem, 28/02, já está em funcionamento o serviço de consulta do Sistema de Valores a Receber (SVR). Criado pelo Banco Central, ele permite que pessoas físicas e pessoas jurídicas consigam descobrir se tem algum dinheiro esquecido em contas de banco, consórcios e outros lugares. A partir do próximo dia 7 de março os clientes de instituições bancárias poderão ter acesso aos valores e poderão sacar o dinheiro, caso exista.

Valores a receber: como consultar seu dinheiro esquecido no banco


Ao todo são cerca de 38 milhões de pessoas e 2 milhões de empresas com alguma quantia disponível. No total há cerca de R$ 6 bilhões de reais esquecidos nos bancos. Após melhorias no sistema, que estava indisponível desde 2022, o montante poderá ser sacado por aqueles tem direito. Isso inclui valores que pertenciam a pessoas falecidas. Nesse caso, os herdeiros e representantes legais poderão fazer o saque mediante comprovação do direito.

Para mais informações sobre a conta GOV e como aumentar o nível para Prata ou Ouro entre neste LINK.

COMO RECEBER

O primeiro passo para receber os valores esquecidos nas instituições financeiras é consultar o site do Banco Central e utilizar a ferramenta de pesquisa. Lá, basta informar o CPF da pessoa e a data de nascimento. O endereço é https://valoresareceber.bcb.gov.br/. Por enquanto o site não informa os valores a receber, apenas informa se o CPF ou CNPJ possui dinheiro esquecido. Caso positivo, os interessados deverão aguardar o dia 7 de março para verificar essa possibilidade.

CUIDADO COM GOLPES

O Banco Central divulgou informações para esclarecer sobre golpes envolvendo os Sistema de Valores a receber. É preciso estar atento para não ser enganado. Um das informações mais importantes em relação ao dinheiro esquecido, é que todo o processo é gratuito. Ou seja, ninguém deve acreditar em promessas de pessoas solicitando pagamento para liberar os valores.

Além disso, o BC avisa que não entra em contato com clientes diretamente seja por e-mail, SMS ou WhatsApp pedindo para confirmar dados ou solicitando dados pessoais. A instituição também alerta para o fato de que nenhuma empresa dentro ou de fora do país tem autorização para falar em nome do Banco do Brasil.

Enfim, caso a consulta gratuita no site informe que o usuário tem valores para receber, o único meio de solicitar o pagamento é através do site já mencionado acima. Qualquer promessa usando terceiros é golpe, com certeza.

Reforçando: a partir de 7 de março todos poderão acessar o serviço sem qualquer agendamento. O único requisito é ter uma conta no site Gov.br com acesso prata ou ouro. Quem utiliza outros serviços do Governo Federal poderá se logar com seus dados de login. Caso não tenha, deve providenciar o cadastro para poder receber.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo Souza Lima abre vagas para Auxiliar de Limpeza, Porteiro e Vigilantes em Porto Alegre, Cachoeirinha e outras cidades

Fonte Sarandi anuncia Contratação Emergencial para Auxiliar de Produção

GM abre inscrições em Gravataí para mulheres