5 passos para se tornar Líder
Ser Líder é muito mais fácil e eficaz do que ser chefe. Mas qual a diferença entre eles? O chefe é aquele que manda e delega ordens e os outros obedecem. O líder trabalha junto pede opiniões e resolve em conjunto qual o melhor caminho seguir. A diretora de Pessoas, Projetos e Gestão do Instituto Aquila , Fernanda Abreu escreveu um artigo sobre o assunto: “Cinco dicas do Instituto Aquila, para desenvolver a liderança”.
Ser um líder é muito mais fácil e eficaz do que ser chefe. Mas qual a diferença entre eles? O chefe é aquele que manda e delega ordens e os outros obedecem. O líder trabalha junto pede opiniões e resolve em conjunto qual o melhor caminho seguir. A diretora de Pessoas, Projetos e Gestão do Instituto Aquila, Fernanda Abreu escreveu um artigo sobre o assunto: “Cinco dicas do Instituto Aquila, para desenvolver a liderança”. Nele a diretora enfatiza que embora a liderança seja uma característica nata, é possível desenvolvê-la, sim e lista cinco sugestões de como desenvolver a liderança:
- Conhecimento: para liderar, as pessoas precisam enxergar em você aquilo que elas não têm, como é o caso de alguns tipos de conhecimento. Estudar e viajar, por exemplo, são excelentes formas de conquistar mais experiências;
- Respeito: já passou a época do capataz. Agora, a equipe quer ser ouvida e respeitada. A presença da geração Y só reforça essa tendência. O líder só irá impor respeito se respeitar seus liderados;
- Foco: saber aonde e como ir é essencial. As metas traçadas auxiliam a equipe e, até, estimulam os liderados. Procure ter objetivos de curto, médio e longo prazos;
- Organização: facilita e agiliza o trabalho, principalmente se envolver um grupo. Pessoas organizadas sabem onde estão as anotações, dados e documentos que proporcionam economia de tempo para a equipe. Não é preciso usar aplicativos incríveis ou tablet para exibir organização. As anotações continuam valendo, quando bem organizadas;
- Avaliar: reconhecer nas pessoas habilidades e incentivá-las, fazendo as mudanças que sejam necessárias para que avancem nos projetos. O coaching individual é o melhor caminho, conversando com a equipe e também com cada integrante dos grupos de trabalho. Aqui, vale a regra do aproveitamento do tempo: conversas curtas, de 10 minutos no máximo.
Mas como desenvolver a liderança? E profissionais que estão acostumados com a chefia, como podem se tornar líderes? Para esclarecer estas e outras dúvidas conversamos com a diretora Fernanda Abreu e com Bernardo Cavour, headhunter e sócio da FLOW Executive Finders, consultoria de headhunting especializada na seleção de executivos para posição de liderança e alta direção.
Para a primeira questão, basta seguir as 5 dicas dadas acima. Já para a segunda questão a diretora Fernanda afirma que todo profissional deve refletir antes de agir: “Esses líderes precisam ter a capacidade de observar e refletir sobre as consequências de suas ações. Caso ele não observar as consequências e não refletir sobre os motivos e significado das ações, dificilmente ele conseguirá aprender e será um líder”.
Já Bernardo pensa que esse comportamento deve ser mudado de dentro para fora: “A mudança começa internamente, a partir do momento em que a pessoa se pergunta sobre o que é necessário ser feito e reconhece a necessidade ou vontade de mudar seus vícios. A partir daí, é necessário humildade para um processo de autorreflexão sincero e profundo em que a pessoa passe a enxergar a mudança como uma chance de autodesenvolvimento e não uma pressão de forças externas”.
Esses chefes terão que exercer uma liderança mais democrática e precisarão trabalhar o comportamento educador (persuasivo) demonstrando a competência na tomada de decisão. Estes chefes terão que mostrar muito conhecimento, unir pessoas e atingir metas para ser aceito pelos funcionários. A hierarquia não é bem vista quando há líderes que não motivam, engajam ou inspiram. Dentro de uma empresa, quando somos ainda aprendizes, sempre buscamos aprimorar nossas habilidades da melhor maneira possível mirando bons exemplos.
É necessário atuar intensamente nas ações cotidianas que sustentam o foco da sua equipe em atingir resultado. Os rituais de acompanhamento dos resultados da equipe é um ótimo exemplo para demonstrar sua capacidade de liderança. É um momento para comprometer as pessoas e traçar estratégias para o alcance dos resultados. Um líder deve agir como um líder em todos os momentos e situações.
Fonte: Yahoo!
Participar da conversa