7 Dicas para melhorar o desempenho nas entrevistas de emprego

Chegou a hora da entrevista de emprego e agora? Conheça 7 dicas para melhorar o desempenho nas entrevistas.
Dicas de entrevistas de empregoPara você a entrevista de emprego é uma conversa formal ou uma verdadeira prova de fogo? Para ter um bom desempenho na entrevista de emprego, você deve estar preparado e confiante, isso é tão importante quanto preencher os requisitos técnicos para a vaga. Afinal, as empresas valorizam também as competências comportamentais, e esse é o momento de conhecer a maneira que o candidato age, como se comunica, como lida com opiniões divergentes, além de conhecer mais detalhes sobre o que está exposto no currículo. Lucas Rezende, dá dicas para você ficar pronto para apresentar as suas habilidades sociais e pontos fortes.

1. Informe-se sobre a empresa 

Reúna informações sobre a empresa, visite o site, redes sociais, pesquise na internet. Pense que a entrevista é quase como um encontro onde o candidato e a empresa se conhecerão para saber se vale a pena começar um "namoro" ou não. Quanto mais conhecimento demonstrar sobre o mercado e sobre a organização em si, maior será a percepção de que você está genuinamente interessado – tanto na empresa quanto na vaga.

2. Esteja vestido para o cargo desejado 

Procure descobrir como as pessoas se vestem na empresa e, mais especificamente, na área em que você é candidato. A ausência ou o excesso de formalidade poderão criar uma imagem distorcida do seu profissionalismo.



3. Responda objetivamente ao que é perguntado 

Ao apresentar-se, poupe o entrevistador! Ele já leu o seu currículo e, portanto, já sabe o que você sabe. Por isso, responda de maneira objetiva ao que ele quer e, em se tratando de perguntas pessoais, conte experiências próprias curtas, claras e que tenham relação com a questão levantada. Não seja prolixo e não tente enfeitar demais a sua fala. Lembre-se que a entrevista busca analisar a sua forma de agir, espontaneidade e autenticidade, qualquer "história pronta" ou "enrolação" será rapidamente detectada por um entrevistador experiente. 

Leia mais em Como responder corretamente as perguntas numa entrevista


4. Desenvolva a habilidade de dizer "não sei" 

Seja confiante ao dizer que não sabe ou que não tem experiência pessoal sobre alguma questão trazida pelo entrevistador, mas, ao mesmo tempo, demonstre interesse em aprender. Para a empresa é mais vantajoso contratar um funcionário predisposto a se desenvolver do que contratar um que pense ter todas as respostas. Dependendo do contexto e da atitude, uma resposta do tipo "não sei" será mais bem vinda do que uma explicação intelectualizada do assunto.

5. Demonstre curiosidade 

Sem exagerar, faça perguntas ao entrevistador sobre pontos que considere importantes e que não tenham sido abordados ainda, principalmente sobre aquilo que envolva a rotina da vaga para a qual você está se candidatando.

6. Esta não é a última vaga do mundo 

A tendência natural de ficar ansioso frente a uma entrevista de emprego, em parte, é causada pelo pensamento de que estamos lidando com uma oportunidade única e que seremos julgados pelo entrevistador o tempo inteiro. Evite o pensamento: "o que ele vai pensar de mim se eu...". Assim, esteja preparado para apresentar o melhor que você puder naquele momento, e saiba que outros candidatos farão o mesmo. Se a entrevista não lhe render a vaga, vai render outra coisa fundamental para seu futuro profissional: um feedback sobre o que e como você pode melhorar em oportunidades futuras.

7. Persista 

Crie metas ousadas de desenvolvimento pessoal, persista, esteja atento às oportunidades e o sucesso em entrevistas de emprego será uma consequência direta.


*Fonte: Lucas Rezende, é professor do Instituto de Neurolinguística Aplicada (INAp), psicólogo e especialista em programação neurolinguística (PNL),