Dinheiro esquecido do antigo PIS pode render uma bolada: veja como consultar e sacar
Milhões de brasileiros podem ter uma boa quantidade de dinheiro esquecido para receber e não sabem disso. O governo federal anunciou em 2025 a disponibilidade de cerca de R$ 26 bilhões referentes ao saldo retido no antigo Fundo do PIS/Pasep. O montante beneficiará aproximadamente 10,5 milhões de pessoas que trabalharam com carteira assinada até o ano de 1998 é uma alternativa de uma renda extra ou para quem prefere não aderir a outros meios como empréstimos, incluindo a nova modalidade de consignado recém-lançada pelo governo Lula.
No ano passado muita gente correu atrás para tentar sacar os valores a receber que estavam parados em instituições financeiras. O SVR era uma plataforma mantida pelo Banco Central onde as pessoas podiam consultar se tinham dinheiro a receber. Os valores variaram de centavos até alguns milhares de reais. Agora, não é muito diferente. Alguns podem ter centavos e outros, alguns milhares. O valor médio a receber é de quase 3 mil reais.
A consulta pode ser feita através de uma plataforma do governo, o Repis Cidadão. O Sistema de Ressarcimento do Pis-Pasep - REPIS é uma solução tecnológica desenvolvida pelo Ministério da Fazenda com o objetivo de permitir a consulta dos valores a serem ressarcidos aos beneficiários das cotas do extinto fundo PIS/PASEP. Para acessá-lo é necessário utilizar a conta Gov.BR nível ouro ou prata.
Outra maneira de realizar a consulta é através do aplicativo do FGTS para celulares. Caso o trabalhador possua algum saldo a ser resgatado, o saque pode ser realizado feito nas agências da Caixa Econômica Federal, bastando apresentar documento oficial com foto. Há ainda a possibilidade de transferir os valores para uma conta bancária em outra instituição ou na própria Caixa.
Como consultar e sacar os valores do PIS/Pasep
Consulta
Acesse o site do Repis Cidadão;
Informe o CPF e a senha do Gov.BR;
Utilize o código de acesso gerado pelo aplicativo Gov.BR;
Insira o Número de Identificação Social (NIS), encontrado na carteira de trabalho, no extrato do FGTS, no Cartão Cidadão ou no portal Caixa Trabalhador;
Clique em “pesquisar” e, caso haja valores disponíveis, siga as instruções para efetuar o saque.
Saque
Compareça a uma agência da Caixa Econômica Federal com um documento oficial de identificação, se for o titular;
Caso seja herdeiro, apresente um dos seguintes documentos:
a) Certidão do PIS/PASEP/FGTS emitida pela Previdência Social com a relação de dependentes habilitados à pensão por morte;
b) Declaração de dependentes habilitados emitida pelo órgão pagador do benefício;
c) Autorização judicial ou escritura pública assinada por todos os dependentes e sucessores, declarando não haver outros herdeiros.
📢 DICAS:
Confira nosso conteúdo de dicas sobre entrevistas e currículos.
➡ Currículo:
Preparar um currículo atraente é um passo crucial para se destacar no mercado de trabalho. Um currículo bem elaborado pode fazer toda a diferença na hora de conseguir uma entrevista de emprego e, eventualmente, uma nova oportunidade profissional. Confira o passo a passo e as ferramentas para fazer sozinho.
➡ Entrevista:
Nosso blog está com diversas matérias como se
comportar na entrevista, como responder as perguntas difíceis,
dicas infalíveis
e outras. Entre na
tag de entrevistas
e se prepare.
➡ Cursos:
Estamos sempre buscando oportunidades de Cursos Gratuitos para ampliar o
currículo e deixá-lo mais atraente para as empresas. Por isso temos diversos
conteúdos desse tipo no blog. Busque por
CURSOS Grátis
e se atualize.
ATENÇÃO:
Dificuldades em enviar o currículo por e-mail? Confira esta matéria que listamos o passo-a-passo.
FEIRÕES DE EMPREGO E SELETIVAS PRESENCIAIS
Clique aqui e confira quais empresas estão realizando seletivas e entrevistas presenciais
CANAL DE EMPREGOS
Acesse aqui e siga o nosso canal de empregos no WhatsApp.
ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS
Diariamente divulgamos vagas de emprego no Rio Grande do Sul em grandes e pequenas empresas. Para acompanhar as publicações de vagas de emprego que fazemos diariamente aqui no blog não esqueça de curtir a nossa página no Facebook.
Também pode nos seguir no Twitter, Instagram e Linkedin.
Você também pode procurar novas vagas utilizando a caixa de busca de empregos, navegar pelas vagas conforme a região e participar dos nossos grupos de emprego no Facebook e WhatsApp
Participar da conversa