Dúvidas sobre nova Lei do Seguro-Desemprego
A nova lei do seguro-desemprego permite que o governo suspenda o pagamento do benefício dos trabalhadores que recusarem vagas. Tire suas dúvidas sobre o assunto neste post.
No início do mês publicamos aqui um post sobre a nova lei do seguro-desemprego, e que gerou muitas discussões por parte dos usuários. Há opiniões contrárias e outras favoráveis sobre a atitude que será adotada pelo governo de cancelar o benefício dos trabalhadores que se recusarem, sem justificativa, a aceitar novas propostas de emprego. Até 2012 todo o Brasil deve adotar um sistema de cadastro único com vagas de emprego.
Por isso, deve entrar em prática o artigo 8 da Lei 7.998, de 1990, cujo texto diz que o seguro-desemprego poderá ser cancelado "pela recusa, por parte do trabalhador desempregado, de outro emprego condizente com sua qualificação e remuneração anterior". Assim que for encaminhar o benefício, os órgãos responsáveis (SINE e SRTEs) já encaminharão o trabalhador para uma nova vaga de acordo com o seu perfil.
Mas isso já foi explicado no outro post. Agora o objetivo aqui é tirar algumas dúvidas dos usuários. Longe de ser um especialista no assunto, tentarei elucidar algumas questões sobre o seguro-desemprego que foram levantadas por usuários do blog Vagas S/A. Confira abaixo:
Por isso, deve entrar em prática o artigo 8 da Lei 7.998, de 1990, cujo texto diz que o seguro-desemprego poderá ser cancelado "pela recusa, por parte do trabalhador desempregado, de outro emprego condizente com sua qualificação e remuneração anterior". Assim que for encaminhar o benefício, os órgãos responsáveis (SINE e SRTEs) já encaminharão o trabalhador para uma nova vaga de acordo com o seu perfil.
Mas isso já foi explicado no outro post. Agora o objetivo aqui é tirar algumas dúvidas dos usuários. Longe de ser um especialista no assunto, tentarei elucidar algumas questões sobre o seguro-desemprego que foram levantadas por usuários do blog Vagas S/A. Confira abaixo:
- Apesar de estarem falando por aí sobre a nova lei do seguro-desemprego, não existe lei nova. O Seguro-desemprego no Brasil ainda é regido pela lei 7.998, de 1990. Nada mudou. A diferença agora é que o governo criou um sistema nacional integrado com informações sobre trabalhadores e vagas e vai fazer cumprir o artigo 8º da lei;
- A intenção do governo não é o de cortar nenhum benefício do trabalhador, mas sim assegurar que ele contará com ofertas de emprego tão logo procure o Sine ou outro órgão responsável para encaminhar o benefício. A consulta será feita através do Portal Mais Emprego, do Governo Federal;
- A vaga oferecida pelo sistema precisa ser condizente com a qualificação e salário anterior do trabalhador. Ou seja, ele não perderá o benefício por recusar uma vaga que não seja condizente com o seu perfil e a sua profissão;
- Ao contrário do que muita gente pensa, e isso já aconteceu comigo, caso você comece a trabalhar e pare de receber o seguro-desemprego, é possível voltar receber as parcelas que faltavam. Por exemplo: você encaminhou o seguro e logo depois de receber a primeira parcela, encontrou um um novo emprego. Logicamente o benefício será suspenso, não importa se faltavam 4 parcelas para você receber. Agora digamos que você seja demitido depois de três meses trabalhando, como fica? Simples, é só solicitar o recebimento das parcelas que faltavam. Nesse caso, você só perde o direito ao benefício se pedir demissão do emprego;
- O novo sistema do seguro-desemprego já está funcionando nos seguintes estados: Acre, Alagoas. Amapá. Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal. No ano que vem (2012) ele deve estar implantado em todo o Brasil;
- Quanto aos critérios para oferecer uma nova vaga, o sistema levará em conta não só a ocupação anterior do trabalhador como também a região. Ou seja, ele não poderá ser encaminhado para uma vaga que tenha CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) diferente da anterior e que seja em outra cidade;
- O trabalhador poderá recusar uma vaga que não esteja de acordo com o seu perfil, caso esteja enfermo ou ainda esteja realizando um curso de qualificação profissional;
- Caso o MTE se negue a conceder o benefício, o trabalhador ainda pode recorrer à justiça;
- O seguro-desemprego será encaminhado caso não haja um vaga compatível com o perfil do trabalhador. No entanto, o Mistério do Trabalho pode convocá-lo tão logo surja uma nova vaga. Caso o trabalhador não compareça ao SINE, por exemplo, depois de 3 convocações o beneficio será suspenso.
- O trabalhado que aceitar uma vaga ainda poderá receber uma parcela do seguro enquanto estiver em meio a um processo seletivo mais demorado.
ATUALIZAÇÃO: a nova lei do seguro-desemprego está causando diversos problemas para os trabalhadores como atraso no atendimento e demorar para a realização do pagamento como podemos conferir neste post.
46 comentários
… e tem mais, aqui na minha cidade a vice-prefeita pegou ferias, voltou pra sua sala e estava fechada, ela vai ficar em casa sem fazer nada enquanto recebe seu salario de 9 mil reais por mês, enquanto eu to precisando do meu seguro de 4 meses de apenas 500R$ que me tiraria do su…
Eu tenho 29 anos gosto de trabalhar mas quem nao gosta de ter um tempo pra familia!meu filho tem apenas 1 ano e eu ja tive ele trabalhando sabe o que isso custa pra uma mae!eu quero e mereço assim como todos um tempo pra mi e pra minha familia!o interesante é que minha mae estar desempregada a 4 anos e sabe porque simples ela nao servi mas para mercado de trabalho nao pela foça de vontade e sim porque tenhe 52anos é isso que nao entendo vcs querem dar trabalho a quem quer um descanço passageiro e nao dao trabalho a quem quer ser util e que sempre trabalhou!e nessa eu me lasco porque sustento minha mae que mora com uma irma de 20 anos e que a tres procura vagas para seu 1° emprego moro de aluguel sou casada e agora com essa lei mas uma BRASILEIRA FODIDA E MAL PAGAR!!!!!
vcs so pensam em aumentar o salario di vcs
enquanto nos bestas ki depositamos nossa confiança em vcs no dia da votaçao
pensando que ia melhorar inventao essa lei ordinaria ki favorecem os ricos ....
ta parecendo o governo do collor..
e do fhc..
ki so pensou em roubar e naum pensou em nos.
o brasil parece ki foi feito so pra ricos
ladroes e principalmente politicos
enquanto eles roubam,sonegam impostos,fazem lavagem de dinheiro desvio de dinheiro publico e muitas outras coisas
nos temos ki ser magicos tentado se virar com 545 miseros reais di salario por mes
naum e meu caso mas e quem mora de aluguel paga agua luz
tem ki fazer compra farmacia roupa e tem filho pra sustentar ta bem.
bem fudido...vcs policos pedem nosso voto prometem um monte di coisas
depois ki nos ti elegemos
vcs dao um monte de imposto pra genti paga
e aumento do gas da gasolina do alcool do açucar ipva iptu
e inventao essa porra dessa lei ki com certeza …
então o pobre tem 2 caminhos,ou se acaba de trabalhar,pra encher o bolso deses safados,ou então vai roubar...
O proprio governo deixa o cidadão sem opção,e o resutado disso é simplesmente o aumento da violência
nessa porra de país que agente vive e ñ tem do que se orgulhar....do futebol???? ah....vai pro inferno
Louvor Aliança
Ouviram do Brasil as margens trágicas de uma notícia nacional
Que o país agora esta crescendo entrou no eixo da era global
É triste agente ver que o crescimento é um fermento em levedação
Que faz crescer a massa brasileira e o PIB da corrupção
E o povo se enganando usando a peneira pra tapar o sol
Correndo de um lado outro lado ta fisgada peixe no anzol
Não tem problema agente tem novela futebol e o melhor carnaval
Se ligar minha gente será que privatizaram nossa moral?
Pago pra ver o rico há Cinco anos na cadeia
Um pobre sem remendo em sua meia
Político ladrão a se arrepender
Pago pra ver um pobre no avião do presidente
Banqueiro reclamando descontente
Essa canção em um programa de TV
Eu to pagando pra ver...
Vivendo num país de sonho intenso eu fico tenso só de imaginar
Que esse é um problema do sistema acomodado que não quer mudar
E o podre poderoso no poder e a pretensão a se perpetuar
Formaram a maldita panelinha e não deixam ninguém mais entrar
E o povo se enganando vai…
Apessoa precisa de uma ajuda até o negocio engrenar.
Como fica nese caso?alguem sabe?
Agora acabou a mamata dos espertalhões!
Se quiser dindim tem que trabalhar, chega de ganhar dinheiro fácil.
ja sabemos que esse dinheiro vc está é enchendo os bolços da suas mulheres que vc passa a noite,mais saiba que o pouco que ganhamos é honesto.passe bem!
cheio de políticos corruptos ,que má escolha que fazemos, pra esse nosso país além de colocar uma mulher que não entende nade de trabalho . tem que tirar essa dilma do poder quando e tempo, se nao vai piorar.
espero que alguém me der uma orientação sobre esse transtorno, pois preciso dessa parcela para pagar as minhas despesas no próximo mês.
Sai de um emprego como vendedor, mas estou estudando Sistemas de Informação, isso quer dizer que posso recusar as três vagas na area (de vendedor) por estar cursando um curso superior diferente desta area e continuar recebendo o seguro normalmente?