Como conseguir um bom emprego e se manter nele
Passada a euforia do Carnaval e das festas de início de ano e, para muita gente, chegou a hora de dar um rumo na vida e encontrar um novo emprego. Para ajudar quem está procurando trabalho entrevistamos um profissional que dá dicas para aqueles querem conseguir um emprego e se manter nele.
Vagas S/A: Como as pessoas podem procurar e encontrar um bom emprego?
Marcos Tonin Atualmente temos várias formas de procurar bons empregos: sites, redes sociais e etc.Existem algumas pesquisas que apontam o Linkedin como uma das novas grandes promessas de recrutamento e seleção, já sendo responsável por mais de 30% dos processos.
Por outro lado, temos agências de empregos sérias que trabalham com a recolocação. Mas atenção, as boas consultorias de recrutamento e seleção não cobram nada do candidato. Cuidado com promessas de profissionais que dizem arrumar emprego por um valor específico, É comum vermos pessoas pagando um alto valor para participar de uma entrevista, isso é um horror.
Outra forma de encontrar um bom emprego e que é uma fórmula infalível é recorrer ao network pessoal. Os contatos pessoais são, em geral, uma ferramenta muito poderosa para encontrar oportunidades e indicações. Pessoas que não possuem um bom círculo de amizades, que não estão ativos em relacionamentos, possuem uma maior dificuldade de arrumar empregos.
Uma boa forma de ter bons círculos de amizade e um network ativo é em ambientes como: clubes, igrejas, grupos de estudos, eventos de classe e etc.
Vagas S/A: Como as pessoas podem se aperfeiçoar para garantir o emprego? Fazer cursos é a melhor forma?
Marcos Tonin Veja, existe uma demanda que o mercado de educação criou que não faz a mesma correlação ao mercado de empregos, o que quero dizer é, fazer cursos e mais cursos não garantem o emprego de ninguém. Claro que aperfeiçoar é sempre importante para o PROFISSIONAL, como uma forma de atualização, aperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal. Talvez para uma posição específica até seja necessário uma pós graduação ou uma especialização específica, mas por via de regra, o recrutador fará a seguinte análise: idade, formação acadêmica, e sim, neste caso uma boa formação, numa boa faculdade é importante, locais onde trabalhou, cargos que exerceu e idioma inglês.Recebo em meu escritório vários profissionais, que já fizeram mais de duas pós graduações em faculdades de referência e mesmo assim não são promovidos em suas funções ou até mesmo estão em busca de empregos. Isso não é um contrassenso?
Isso acontece, pois a fórmula mais importante para se garantir e crescer no emprego é ter atitudes e comportamentos certos e adequados. Sabe-se que os profissionais são contratados pelo currículo e demitidos pelo comportamento. 90% dos profissionais contratados pelo currículo são demitidos pelo comportamento. Isso é um dado.
Então, atitudes são melhores que cursos.
Vagas S/A: Quais são as maiores gafes que as pessoas cometem em currículos?
Marcos Tonin A principal gafe em currículo está em mentir formações, idiomas e experiências. Muitos profissionais já entenderam o peso de um bom inglês na vida profissional, mas infelizmente não correm atrás para desenvolver o idioma. Então colocam inglês fluente somente para serem chamados para uma entrevista. Ao chegar na entrevista o recrutador percebe que é uma mentira e isso queima o candidato. Infelizmente isso não é uma falha apenas dos candidatos, já vi consultorias (aquelas que cobram do candidato) orientando pessoas a fazerem isso.Pessoas que colocam fotos em currículos podem cair em uma armadilha. O problema em sí não é colocar a foto, mas sim a qualidade dela. Já vi fotos de candidatos de biquíni, na praia, numa mesa cheia de cerveja, numa festa, em boate, e etc. É preciso bom senso, muito bom senso. A orientação é que nunca coloque foto em currículos, isso não é nem um pouco necessário.
E por último: um layout ruim. Pessoas que mudam de fonte, ora escrevem em Times, ora escrevem em Arial, colocam informações de forma desconexas; esquecem de colocar os dados de contato e até mesmo com erros de português.
Vagas S/A: Como se vestir adequadamente numa entrevista? A roupa pode influenciar na contratação?
Marcos Tonin Roupas mais fechadas e sóbrias valorizam o candidato: calça social, salto alto e camisa contribuem muito neste momento. Claro que tudo é um pacote, a vestimenta, um rosto limpo, maquiagem leve, unhas limpas, cabelo arrumado, perfume suave, tudo é um conjunto.Muitas pessoas perdem muitos pontos na hora da apresentação pessoal por descuidarem da aparência e vestimenta. Acredito que uma boa vestimenta com uma postura amigável, tranquila e sem exageros seja o caminho.
Existem algumas pessoas que acreditam que se forem com uma roupa chamativa, muita maquiagem e um perfume marcante não serão esquecidas, realmente isso é verdade, mas muitas vezes isso pode ser para o lado negativo.
Cuide da aparência, sua postura, forma de vestir e da maquiagem. Isso falará mais alto do que suas palavras, portanto tenha os seguintes cuidados:
· Meninas, cuidado com roupas muito decotadas, com recortes na perna, calças de cintura baixa ou muito apertadas, isso pode desviar a atenção do recrutador e ainda criar uma falsa imagem a seu respeito.
· Prefira cores mais sóbrias como o marrom, preto, azul e vermelho. Cuidado com saias curtas, com muitos cortes. Prefira uma calça social e camisa ou um vestidinho mais longo, mas simples de dia a dia.
· Lembre-se que é uma entrevista de emprego e não uma festa! Cuidado com a maquiagem muito carregada. Claro, sempre uma maquiagem para ressaltar os olhos, boca e rosto é muito bem vinda, mas com leveza e elegância. O mesmo cuidado deve ser tomado com o perfume, nada de perfumes fortes e nem exagerados. Quem precisa ser marcante são suas habilidades e não seu cheiro. Isso pode ridicularizar sua imagem e comprometer sua vaga.
· Unhas limpas e cuidadas são importante, cabelo penteado ou preso são bem vistos. Nada de chegar com cabelos muito armados, com aparência de bagunçado e nem despenteado.
· Para quem usam piercing no nariz, sobrancelha, boca ou língua, muito cuidado com isso. O mercado ainda tem muito preconceito e você pode ser prejudicado com isso, se possível retire na hora da entrevista e no trabalho.
Para os meninos, barba feita, cabelo com gel, unhas limpas e curtas.
Vagas S/A: Qual o comportamento que o candidato deve ter antes, durante e após contratação.
Marcos Tonin Bom, vamos lá!A caminho da entrevista mantenha-se tranquilo, entenda que a entrevista não é uma inquisição, se você for a um bom local e a uma boa agência ou consultoria de empregos você achará bons profissionais para desenvolver a entrevista. Tenha em mente que a entrevista é o momento da empresa lhe conhecer melhor, momento em que você vai falar sobre suas experiências, sobre o que aprendeu na vida profissional e de que forma isso vai agregar ao novo emprego, portanto, mantenha a tranquilidade, seja sincero, e fale sobre suas experiências. Evite falar mal do antigo empregador, isso é uma postura mais do que negativa.
Desligue o celular para entrar na entrevista, não entre mascando chiclete e nem comendo nada. Preste atenção das dicas de vestimenta.
Durante e após a contratação mantenha o mesmo comportamento. Não relaxe em sua postura, vestimenta e etc, lembre-se que existem 90 dias de experiência de seu novo empregador. O dia a dia falará se sua postura apresentada foi correta.
Vagas S/A: Quais são as suas dicas para o profissional que quer manter o emprego atual?
Marcos Tonin Acredito que as melhores dicas são:Invista em desenvolvimento de comportamentos, procure um processo de coaching para lhe auxiliar neste processo de desenvolvimento.
Faça aulas de inglês, isso já deixou de ser um diferencial para ser obrigatório para crescimento profissional.
1 comentário