Steve Jobs: o que podemos aprender com ele?

Ontem, a notícia de que o ex-CEO da Apple, Steve Jobs, havia morrido praticamente parou o mundo. Pelo menos o da tecnologia. Em instantes a internet ficou congestionada com a notícia do falecimento do executivo que ajudou a fundar uma das empresas mais importantes da história, e uma das mais valiosas, também. A sua partida ocorreu depois dele lutar durante anos contra uma doença terrível: o câncer no pâncreas.

Steve Jobs

Enquanto as pessoas lamentam a sua perda, e prestam homenagens a ele, resolvi publicar um texto destacando como os jovens podem aprender com ele a ter uma carreira de sucesso. Tenha certeza de que, mesmo morto, Steve Jobs tem muito à ensinar. Ele foi um empreendedor nato e um gênio. Alguém que pensou diferente e seguiu seus instintos. Ele ousou. E inovou. Sua vida e carreira teve altos e baixos. Ele emplacou sucessos como o iPod, o iPhone e o iPad. Mas também sofreu com muitos fracassos.

O importante é que Steve Jobs nunca desistiu. E ele viveu para realizar seus sonhos e sempre fazer o melhor que pode. Um de suas frases mais famosas nos lembra que a vida é curta e que não devemos perder tempo em função dos outros, cuidando dos outros. Ou seja, procure fazer o seu melhor, dedique-se a aprender, estudar e tentar criar coisas novas. Pense diferente, ele dizia. Não se limite a fazer o mesmo que os outros.

Outra lição dada por Jobs, que vale muito para quem está em início de carreira, é sobre fazer o que gosta. Isso é importante. Uma vez ele falou sobre o fato de ser um milionário e lembrou que não era o dinheiro que o movia. Lembre-se disso: não se deixe levar apenas pela ambição de ganhar dinheiro. Faça apenas aquilo que realmente gosta e dedique-se.

Certa vez, quando ele se empenhou em tirar John Sculley da presidência da Pepsi e levá-lo para a Apple, Jobs fez uma pergunta muito interessante ao executivo: "Você quer passar a vida toda vendendo água com açúcar ou que ter uma chance de poder mudar o mundo?" Nossa, essa frase é demais. Mudar o mundo. Podemos até não conseguir criar coisas fantásticas como ele fez, mas não devemos nos conformar e continuar fazendo sempre tudo igual. Podemos ir em busca de algo novo e tentar encontrar o nosso lugar no mundo da inovação.

Além disso, ele também falou sobre o fato de ser um homem rico no cemitério. Isso não significava nada para ele. Para Steve Jobs o que realmente importava era deitar a cabeça no travesseiro à noite e saber que fez algo realmente maravilhoso. Criar e não apenas copiar. Fazer a vida das pessoas melhor e não apenas lhes vender algo. Isso faz toda a diferença.

Outra grande lição que Steve Jobs nos deu é sobre recomeços. Muitas vez, Jobs teve que recomeçar. Quando foi afastado da Apple, aos 30 anos, o executivo fundou uma nova empresa, a NeXt. E foi num computador produzido por ela que rodou o primeiro servidor da World Wide Web. depois, a empresa foi comprada pela Apple e Jobs retornou pela porta da frente.

O lançamento do iPad também é uma lição sobre como podemos recomeçar. Há muitos anos ele lançou o Newton, um computador de mão que pode ser considerado o avô dos tablets atuais. O aparelho foi um fracasso e vendeu muito pouco. Isso não impediu que Steve Jobs tentasse recriá-lo. Foi assim que nasceu o iPad.

Enfim, eu precisaria de um livro inteiro para falar sobre as lições que Steve Jobs deixará para a história. Acredito que daqui para a frente muito se falará dele. Há quem acredite que Jobs será lembrado por séculos ao lado de outros visionários como Leonardo da Vinci, por exemplo. Sua vitórias e fracassos servirão de exemplo para as futuras gerações. E ele será sempre lembrado por sua genialidade e talento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo Souza Lima abre vagas para Auxiliar de Limpeza, Porteiro e Vigilantes em Porto Alegre, Cachoeirinha e outras cidades

Fonte Sarandi anuncia Contratação Emergencial para Auxiliar de Produção

GM abre inscrições em Gravataí para mulheres