Brasil tem vagas de sobra - falta qualificação profissional

Vagas de emprego no Brasil é o que não falta. O que está faltando é qualificação profissional. Nesta contagem regressiva para a Copa do Mundo 2014Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016, além da estrutura da cidades, que estão deixando a desejar, temos ainda a qualificação das pessoas: muitos brasileiros não sabem falar a própria língua, imaginem como será a comunicação com os turistas. Temos, ainda, a preocupação com a segurança, que está cada dia mais precária.


Mas, o assunto principal deste post, é essencialmente a qualificação profissional. As pessoas deixam de estudar cada dia mais cedo, pois tem que trabalhar e não sobra tempo para estudar. Além disso o salário é baixo, as jornadas de trabalho são longas. Assim os jovens não tem tempo e nem dinheiro para fazer cursos ou mesmo uma boa faculdade.

A consequência disso é que quando pensam em trocar de emprego entra a dificuldade, ou seja, falta experiência e qualificação. E acabamos  por nos sujeitar a ficarmos com empregos que não pagam bem, chefes que nos maltratam e sem perspectiva de um futuro. Esta é a hora de mudança, temos que dar a volta por cima, abanar a poeira e procurar o incentivo.


Pronatec

A boa notícia para quem busca se qualifica é que o Governo Federal criou o Pronatec, que tem como objetivo oferecer cursos técnicos gratuitos para a população que deseja melhorar de vida. Os cursos serão oferecidos por instituições conveniadas como Senai e Senac.  Há milhares de vagas em todo o Brasil. Veja como o governo define o Pronatec:

"Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos. Os destaques do Pronatec são:
  • a criação da Bolsa-Formação;
  • a criação do FIES Técnico;
  • a consolidação da Rede e-Tec Brasil;
  • o fomento às redes estaduais de EPT por intermédio do Brasil Profissionalizado;
  • a expansão da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica (EPT)."

Para se inscrever nos cursos de qualificação gratuita o trabalhador deve procurar as unidades do Sine do seu estado ou Centros de Referência de Assistência Social (ou equivalentes) no seu Estado. Veja a seguir alguns dos cursos gratuitos oferecidos pelo Pronatec do Senac:
  1. Vendedor;
  2. Auxiliar Administrativo;
  3. Montagem e Manutenção de Computadores;
  4. Manicure e Pedicure;
  5. Padeiro/Confeiteiro;
  6. Operador de Supermercados;
  7. Balconista de Farmácia;
  8. Costureiro.

Comentários

  1. Isso é tudo mentira, não faltam qualificação e sim oportunidades de empregos.
    Existem muitas pessoas que investem uma grana na sua qualificação com cursos profissionalizantes ou até mesmo numa Universidade. O que acontece é que as empresas pedem no mínimo 2 anos de experiências, e o dinheiro e tempo que você gastou acaba indo tudo pro ralo.
    Incompetência das empresas que não querem investe em treinamentos, querendo profissionais já com experiencias que muitas vezes nem querem trabalhar pelo baixo preço que as mesma querem pagar.

    Tenha paciência, dizer que falta pessoas qualificadas para o mercado de trabalho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo Souza Lima abre vagas para Auxiliar de Limpeza, Porteiro e Vigilantes em Porto Alegre, Cachoeirinha e outras cidades

Fonte Sarandi anuncia Contratação Emergencial para Auxiliar de Produção

GM abre inscrições em Gravataí para mulheres