Natal: Como transformar clientes temporários em clientes fiéis?

No final de ano sempre surgem vagas, o Natal é uma das épocas de maiores vendas no comércio brasileiro, com isso aumenta o trabalho nas empresas, que se veem obrigadas a contratar mais gente. Pensando apenas como cliente e me colocando no lugar deles, fico tentando descobrir como é que nós aguentamos? Lugares lotados, profissionais inexperientes ou despreparados, empresas que não valorizam o Cliente.

Natal: Como transformar clientes temporários em clientes fiéis?

Para ter sucesso em vendas sempre e não apenas em épocas comemorativas, as empresas tem que mudar o modo com veem as coisas. Para dar dicas para as empresas conseguirem transformar os clientes temporários e clientes fiéis e assim ter um maior rendimento o ano todo consultamos Alexandre Prates, especialista em liderança, desenvolvimento humano e performance organizacional.

Segundo o especialista certos argumentos não devem ser utilizados, “tentar argumentar com o cliente que o mau atendimento é decorrente da época, devido ao grande volume de pessoas, é perda de tempo. A primeira pergunta que o cliente lhe fará é: 'Você já não previa que isso aconteceria?'”.

Para criar uma clientela “fiel”, você tem que atender os clientes como se fossem pessoas únicas, pois se você não ter valor ao cliente e atendê-lo mal ele não retornará. “Se você quiser ter apenas clientes temporários, basta atendê-lo como mais um ou agir como se a perda daquele cliente não fosse importante, afinal, terá muitos outros para atender”, comenta Alexandre Prates e complementa “nunca se esqueça de que o Natal é uma vez ao ano e esse cliente certamente deve fazer compras com maior periodicidade. E nunca perca uma grande oportunidade de fidelizar esse cliente, como no momento em que ele retorna para efetuar a troca de um produto”.

A troca de produtos que sempre ocorre uma semana após as festas é um momento importante, pois nesse momento você estará com mais calma, não há tantos clientes para atender e você pode dar uma atenção especial. Segundo Alexandre Prates a postura fundamental para o sucesso de qualquer empresa é o pensamento de longo prazo, “um cliente bem atendido hoje se tornará um seguidor amanhã”.

Algumas dicas importantes do especialista:

Não julgue o cliente pelo tamanho do embrulho
Natal e datas comemorativas, são épocas de muitas lembrancinhas. Geralmente as pessoas compram pequenas lembranças e não gastam grandes valores, mas se forem bem atendidas no seu estabelecimento, com certeza retornarão para compras pessoais.

Cada cliente é único 
“Lembre-se, um cliente mal atendido hoje é um cliente perdido para sempre (e isso custa muito caro!)”, alerta Alexandre Prates. Mas se pensarmos na linha contrária, um cliente bem atendido e realizado nas suas compras se tornará um cliente fiel e sempre que tiver que fazer compras vai procurar a sua empresa. Uma coisa importante segundo Alexandre Prates é o diálogo, “se o movimento estiver grande, mostre para a pessoa que você está se esforçando para atendê-la bem, sempre explique a sua ausência ou a demora no atendimento”.

Educação do início ao fim
Não basta fazer uma boa venda e um bom atendimento. Você tem que finalizar com “chaves de ouro”. Agradeça pela preferência e convide-o a voltar logo, parece clichê mas nós (clientes) gostamos de sermos levados até a porta e que o vendedor ou gerente nos garanta que estará à disposição caso haja algum problema. Não se esqueça de desejar Boas Festas.

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