6 passos para administrar bem o seu tempo
Administrar o Tempo. Essa é uma tarefa difícil, tanto no profissional como no pessoal, mas é essencial para obter sucesso nas duas áreas. Sem saber administrar o tempo nos perdemos e acabamos não fazendo tudo o que precisamos. Quem nunca teve a sensação que precisava de mais duas ou três horas no dia para conseguir cumprir todas as tarefas? Como isso não é possível, o jeito é aprender como fazer render o dia. Temos algumas dicas de como conseguir isso.
As vezes entramos na ideia errada que perder tempo planejando vai prejudicar o andamento d nosso dia ou da semana. Mas como foi dito, essa ideia é errada, pois uma hora de planejamento eficiente, nos poupa três à quatro horas na hora de executar e faz que os resultados sejam mais satisfatórios.
Para atingir metas e executar bem as tarefas, ter organização é essencial. Se o ambiente de trabalho (ou até mesmo em casa) estiver tudo organizado o tempo gasto é menor.
Planejar antecipadamente o seu dia
Organização é essencial
Delegar tarefas
Algumas pessoas têm
dificuldade com esse quesito, mas ele é importante, principalmente
em grandes cargos. Você tem que confiar na sua equipe e atribuir
tarefas para as pessoas, pois assim sobra mais tempo para as tarefas
mais importantes.
Use bem o telefone
O telefone é uma
ferramenta essencial se for bem usado. Entrar em contato com pessoas,
evitando ter que sair do lugar onde está, isso poupa tempo. Mas, em
contrapartida, ter acesso ao telefone e as redes sociais o tempo todo
pode fazer você desperdiçar um tempo precioso. Tome cuidado com o
telefone.
Aprender a se comunicar
Principalmente numa
empresa, a comunicação deve ser clara e concisa, sem deixar margem
para interpretações ou ambiguidades. As pessoas têm que entender o
que foi falado, para que não existam dúvidas, pois mal-entendidos
geram discussões e perda de tempo.
Agilidade em tomar decisões
Problemas existem em
todos os lugares, tanto em casa como no trabalho, mas o que difere
uma pessoa da outra é a rapidez para analisar as situações e tomar
a decisão certa. Quando surgir um problema, se informe sobre todos
os fatos e analise a situação, dessa forma será mais fácil tomar
uma decisão.
Para agilizar a
vida, podemos utilizar alguns economizadores de tempo:
-
Usar uma agenda
-
Criar listas de tarefas diárias, semanais e mensais
-
Definir as metas a serem atingidas
-
Acompanhar as metas e cobrar a execução delas
-
Ter prioridades e acompanhá-las de perto
Comentários
Postar um comentário