6 passos para administrar bem o seu tempo

Administrar o Tempo. Essa é uma tarefa difícil, tanto no profissional como no pessoal, mas é essencial para obter sucesso nas duas áreas. Sem saber administrar o tempo nos perdemos e acabamos não fazendo tudo o que precisamos. Quem nunca teve a sensação que precisava de mais duas ou três horas no dia para conseguir cumprir todas as tarefas? Como isso não é possível, o jeito é aprender como fazer render o dia. Temos algumas dicas de como conseguir isso.

6 passos para administrar bem o seu tempo

Planejar antecipadamente o seu dia


As vezes entramos na ideia errada que perder tempo planejando vai prejudicar o andamento d nosso dia ou da semana. Mas como foi dito, essa ideia é errada, pois uma hora de planejamento eficiente, nos poupa três à quatro horas na hora de executar e faz que os resultados sejam mais satisfatórios.

Organização é essencial


Para atingir metas e executar bem as tarefas, ter organização é essencial. Se o ambiente de trabalho (ou até mesmo em casa) estiver tudo organizado o tempo gasto é menor.

Delegar tarefas


Algumas pessoas têm dificuldade com esse quesito, mas ele é importante, principalmente em grandes cargos. Você tem que confiar na sua equipe e atribuir tarefas para as pessoas, pois assim sobra mais tempo para as tarefas mais importantes.

Use bem o telefone


O telefone é uma ferramenta essencial se for bem usado. Entrar em contato com pessoas, evitando ter que sair do lugar onde está, isso poupa tempo. Mas, em contrapartida, ter acesso ao telefone e as redes sociais o tempo todo pode fazer você desperdiçar um tempo precioso. Tome cuidado com o telefone.

Aprender a se comunicar


Principalmente numa empresa, a comunicação deve ser clara e concisa, sem deixar margem para interpretações ou ambiguidades. As pessoas têm que entender o que foi falado, para que não existam dúvidas, pois mal-entendidos geram discussões e perda de tempo.

Agilidade em tomar decisões


Problemas existem em todos os lugares, tanto em casa como no trabalho, mas o que difere uma pessoa da outra é a rapidez para analisar as situações e tomar a decisão certa. Quando surgir um problema, se informe sobre todos os fatos e analise a situação, dessa forma será mais fácil tomar uma decisão.

Para agilizar a vida, podemos utilizar alguns economizadores de tempo:


  • Usar uma agenda
  • Criar listas de tarefas diárias, semanais e mensais
  • Definir as metas a serem atingidas
  • Acompanhar as metas e cobrar a execução delas
  • Ter prioridades e acompanhá-las de perto
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