FTGS completa 45 anos

Um dos benefícios mais conhecidos do trabalhador brasileiro é FGTS. O fundo foi criado há 45 anos pelo Governo Federal. Mais exatamente no dia 13 de Setembro de 1966. O objetivo era o de formar uma espécie de poupança para o trabalhador. O dinheiro é depositado numa conta especial na Caixa e só pode ser sacado sob certas circunstâncias.

No entanto, especialistas dizem que o dinheiro depositado na conta do FGTS não rende o que deveria. Como os valores são reajustados pela TR e não pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), acaba que o trabalhador tem prejuízo, pois a TR rende a metade do índice que determina a inflação. Mesmo assim, não se pode negar que o FGTS é uma das ferramentas mais importantes na hora de proteger o trabalhador, assim como o PIS e o Seguro-Desemprego.

O FGTS hoje fica depositada na conta do trabalhador vinculada à empresa no qual trabalha. As condições para saque do Fundo são poucas. Na verdade, no passado era quase impossível sacar o valor a não ser em caso de demissão sem justa causa. Hoje, as opções são bem maiores. Mesmo que o trabalhador não saque o dinheiro, ele permanece na conta, rendendo.

Além da demissão sem justa causa, o trabalhador pode sacar O FGTS em caso de aposentadoria, em caso de doença grave como Câncer ou AIDS e também para usá-lo na compra de casa ou apartamento. O empregado também pode sacar o Fundo de Garantia em outras situações como no caso da conta permanecer inativa, isto é, caso não receba nenhum depósito por no mínimo 3 anos. O trabalhador, aliás, que ficar pelo menos 3 anos sem trabalhar com carteira assinada e sem pagar o FGTS também pode sacar o dinheiro das contas inativas.


Outras situações também incluem a morte do patrão e fechamento da empresa. Quem atinge 70 anos de idade também tem direito a sacar o FGTS. O término do contrato de trabalho temporário também habilita o trabalhador a sacar o valor da conta. Qualquer dúvida sobre o FGTS pode ser sanada de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, exceto feriados, pelo telefone 0800-726 0101. Outras informações também podem ser obtidas através do site da Caixa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo Souza Lima abre vagas para Auxiliar de Limpeza, Porteiro e Vigilantes em Porto Alegre, Cachoeirinha e outras cidades

Fonte Sarandi anuncia Contratação Emergencial para Auxiliar de Produção

GM abre inscrições em Gravataí para mulheres